Troll

Troll na Wikipedia

Possivelmente a palavra troll denominava o que era mágico ou sobrenatural, evoluindo para outros significados como “comportar-se violentamente”. No Sueco antigo, trolleri significava um tipo específico de magia feita para machucar. Trolldom significa bruxaria em línguas germânicas do norte e trolla ou trylle significa fazer truques mágicos em escandinavo moderno. Tais termos não tem relação direta com a criatura mítica.

Trolls são originários da tradição folclórica nórdica, e eram descendentes diretos dos gigantes, mas com características mais bestiais (grandes narizes, presas e até olhos ciclópicos) e menores em estatura. Alguns se petrificavam em contato com a luz do sol, característica presente nos contos de Tolkien. Muitas vezes eram equivalentes aos ogros da Inglaterra.

Uma segunda tradição, vinda do sul da Escandinávia, tem uma idéia dos trolls como um povo mais parecido com humanos em estatura e aparência. Eram chamados Vitterfolk e estavam bemmais próximos das fadas que dos gigantes. Apesar de se vestirem também como humanos, eles possuiam uma cauda, que costumava delatar o disfarce, e os cabelos de alguns eram compostos por uma única mecha que nenhum humano pode pentear (?!), mas a maioria tinha os cabelos simplesmente bagunçados. As fêmeas costumam ser atraentes. Como várias outras espécies folclóricas, suas vilas eram subterrâneas. Seus poderes mágicos eram marcantes, aparecendo como mudança de forma (em troncos e pequenos animais), invisibilidade e controle mental (usado para abdusir pessoas que serviriam de animais de estimação, escravos, companheiros e etc; às vezes essas pessoas voltavam anos depois, dementes ou sem memória dos últimso tempos). Alguns Vitterfolk raptavam bebês humanos e o substituíam por um changeling. Apesar de todas essas características, Vitterfolk não são necessariamente maus, geralmente tratando humanos da mesma maneira que são tratados.

O troll também é presença marcante no jogo Dungeons & Dragon desde a primeira edição. Suas características se baseiam no romance Three Hearts and Three Lions de Poul Anderson, bem diferente do mito original.

A série Warcraft

Troll

Feto Imaginativo indigocsc